sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CURVA ABC DE ESTOQUE


Administração dos estoques é a primeira atividade dentro da gama de atividades da programação da produção. Para administrar os estoques há necessidade de diferenciá-los quanto a suas importâncias relativas, definir tamanhos de lotes de reposição, estabelecer modelos que permitam operacionalizar seus controles e dimensionar estoques de segurança. A diferenciação dos estoques será obtida empregando-se a classificação ABC de Pareto. Serão definidos os tamanhos dos lotes de reposição em função dos custos envolvidos no sistema de reposição e armazenagem dos itens, os quais gerarão equações de lotes econômicos diferenciadas.

Uma pequena quantidade de itens, chamada de classe A, representa uma grande parcela dos recursos investidos, enquanto, por outro lado, a grande maioria dos itens, chamada de classe C, têm pouca representatividade nestes recursos. Entre as classes A e C situam-se itens com importância e quantidades médias, chamadas de classe B.

Pela constatação de que uma pequena parcela dos itens em estoque, abrange a maioria dos recursos investidos devemos dar atenção especial a estes itens executando um controle mais rígido.

 

 

CLASSE           % ITENS             % VALOR

 A                     10 a 20                50 a 70

B                      20 a 30                20 a 30

C                       50 a 70               10 a 20


Nenhum comentário:

Postar um comentário